segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A preparar a primavera ! ontem foi dia de semear...

Queridos amigos,
Tenho andado um pouco afastada do meu terraço, não tenho tido muito tempo pois o trabalho tem-se intensificado, tem estado frio e chuva..estive fora no Carnaval..etc, etc, tudo desculpas !! ontem olhei para ele e ganhei vergonha..não fiz tudo o que é preciso mas já fiz as sementeiras mais urgentes para garantir colheitas na primavera e verão e as tarefas desesperadas de que as minhas plantas estavam a precisar ! 

1º foi dia de limpar floreiras e adicionar substrato novo
2º aplicar o meu tratamento de água+ detergente + álcool a algumas plantas que estavam atacadas de cochonilha ( alecrim, kalanchoes e malmequeres)
3º semear: coentros, rucula, tomate e piripiri..para a semana muito mais tenho de semear ..
4º comprei um manjericão que plantei no minigarden basic pois o outro tinha morrido, também vou semear para a semana mas ontem estava a precisar de folhas de manjericão para fazer um risotto para o jantar ...por isso comprei o vaso !
Mas pelo menos já quebre o ciclo da preguiça..
Os meus bolbos estão a crescer a olhos vistos !

Aqui ficam as imagens para comprovarem que ontem me fartei de trabalhar (não é bem verdade pois estive pouco mais de uma hora no terraço !)

Esta plantação de frésias e jacintos foi feita no dia 4/01/2015

Olhem como está agora !
 Tudo a postos !! quem gosta de jardinar/estragar...o Kiko

 Lavei o vaso, coloquei substrato ( usei Siro horticolas)
 Dei "um jeitinho na salsa que estava amarelada..
Aqui está o meu manjericão já plantado e que já foi utilizado no jantar..
O estado a que deixei chegar a minha rúcula...resolvi arrancar e semear outra vez !

 Já aqui está semeada, regada e etiquetada !

Nunca tenho coentros que cheguem..resolvi desta vez semear um andar todo do minigarden com eles..vamos ver como corre !

Por fim as sementeiras de tomate (coração-de-boi) e de piripiri
 Caixas da fruta, geotextil. rolos de papel higiénico ou de cozinha, sementes e etiquetas, substrato para horticolas ! 10 minutos de trabalho e já está !
Três rolos com tomate e três com piripiri !

Para a semana há mais !
Também jardinaram no fim-de-semana ?

Obrigado pela visita
Um abraço e até breve
Teresa

Imagens TC

2 comentários:

  1. Ola Teresa. Sou apaixonada por jardinagem e desde que descobri o seu blog sou uma assidua visitante. Este ano também me iniciei na plantação de bolbos. Coloquei um substrato universal que enriqueci com humus de minhoca. É preciso voltar a adubar novamente para garantir uma boa floracao ou não? Se sim com que regularidade? Obrigado desde já pela atenção. Um abraço da sua fã,
    Maria Margarida Sustelo

    ResponderEliminar
  2. Ola. Também tenho cochonilha nos meus arbustos. Qual a proporção de agua/detergente/álcool que utiliza? Obrigada

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve