quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Não há Natal sem azevinho..

Queridos amigos,
É impossivel não estar em "modo Natal" nesta época do ano, e para mim  não há Natal sem o azevinho do jardim dos meus pais estar cheio de bagas, o meu pai adorava azevinhos e plantou dois no jardim, um morreu mas o outro lá está a anunciar todos os anos o Natal.
É uma planta associada ao imaginário do Natal e presente em muitas decorações.

Adoro o azevinho e adoro o Natal mas desde que o meu pai morreu nesta época vai fazer seis anos..nunca mais foi a mesma coisa, a não ser o azevinho !! esse está lá sempre para me lembrar esta época..

 Gosto muito deste Ilex aquifolium variegata


 Lindos carregados de bagas

 As sebes de azevinho resultam muito bem

 Não há coroas como as de azevinho..




Para quem quer saber mais 
Ilex aquifolium
Ilex aquifolium variegata
Família:Aquifoliaceae
Origem: Europa
Nome vulgar: azevinho
Ciclo de vida: Arbusto perene
Propagação: Por estaca
Época de plantação: Outono
Época de Floração: Primavera, Frutificação Outono-Inverno
Cor de floração: Branca
Altura: até 2 m
Distância de plantação mínima: 1 m
Condições de cultivo: Meia sombra ou sombra. Solo fértil e bem drenado e com pH ligeiramente ácido. Não gosta de sol directo.
Utilização: Vasos, canteiro, maciço ou isolado. Espécie protegida, não apanhar na natureza

Manutenção: Não precisa de manutenção especial. Adubação anual. Poucas regas.

Obrigado pela visita e um Santo Natal para todos
Um abarço
Voltem sempre
Teresa

Imagens via : Pinterest



5 comentários:

  1. Também tenho azevinho no meu jardim, fica tão bem !

    ResponderEliminar
  2. Natal sem azevinho não é a mesma coisa!! Já vi que para a Teresa, tal como para muitas das suas leitoras, a tradição ainda é o que era:) Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa, que lindo!

    Não tenho azevinho... Lamento muito.

    Adoro azevinho, as suas fotos e composições.

    Dias de Paz para si.

    ResponderEliminar
  4. Comprei uma casa à dois meses e descobri enfiado no meio das sebes um azevinho muito tristinho, sem possibilidade de crescer, como adoro azevinho vou com o meu sogro tirá-lo do buraco de laranjeira-do-México em que está enfiado e pô-lo em frente à casa onde vai apanhar muito pouco solo e vai poder crescer bem bonito.
    Só estranhei uma coisa, é que só deu bagas em Fevereiro e muito pouquinhas, mas coitado mal tratado como está (aliás todo o jardim) nem forças teve para as bagas.

    Apaixonei-me pelo seu blog, é mesmo uma delicia, um encanto para os olhos e um estímulo para o cérebro aprender tanto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fiquei imensamente ainda mais feliz quando encontrei este tópico aqui no blog sobre o azevinho Teresa :)
    Eu adoro azevinhos, e há 3 anos atrás, comprei um num vasinho para colocar no meu jardim, mas estava indignada porque não sabia porque ele continua exatamente na mesma, sem uma única folha a mais e nem um rebento e nunca mais criou bagas, nada. Cuido tão bem dele sempre, o ano todo, com dedicação, mas nas minhas pesquisas nunca encontrei solução para este dilema até este momento, agora com o seu tópico descobri o porquê.. É porque o tenho num local bastante solarento de manhã à noite ( pensando eu na minha total ignorância que seria o adequado para ele.) Estou tão desolada... Vou mudá-lo hoje ainda.
    Quero agradecer-lhe mais uma vez de todo o coração toda a sua ajuda. Eu sou uma apaixonada por flores e jardins e árvores e todas as plantas em geral, há cerca de 4 anos e numa altura muito dificil de saúde na minha vida, com a ajuda dos médicos arregacei mangas e finalmente comecei a dar vida ao meu jardim. Tenho muitos contratempos e muitos desgostos com as minhas flores, mas desde que descobri o seu blogue tenho ganho conhecimentos que nunca imaginei ser possível. A Teresa é uma fonte muito rica de inspiração e os seus conhecimentos e partilhas são de uma generosidade e gratidão sem procedentes.
    Muito grata por cada tópico, e por cada minuto e amor que lhe dedica.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve