segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Não há outono sem urzes...

Queridos amigos,
O outono está aí e com ele chegam das minhas florações favoritas, as urzes..não imagino o outono sem urzes. Como as minhas morrerem este ano no verão ( por pura incompetencia minha..) já plantei uma mas vou plantar mais. Com as urzes temos a garabtia dum outno cheio de cor. quer seja em vaso quer seja no jardim , ficam csempre lindas Não se esqueça que gostam de substrato ligeiramente ácido.
Aqui ficam imagens para vos inspirar..
 Em cestos ou em envoltas em musgo

 Como centro de mesa ou no jardim

 Em vasos pequenos ou em vaos grandes

 Em branco ou em cor-de-rosa..


 Para todos os gostos.




A minha urze plantada no MINIGARDEN BASIC , não se esqueça que até quarta feira ainda pode ganhar um
Veja 

Já plantou as suas ?

Para quem quer saber mais..

Calluna vulgaris
Família: Ericaceae
Origem: Europa Continental
Nome vulgar: Urze
Ciclo de vida:Perene
Propagação: Por estaca ou por semente
Época de plantação: Qualquer altura do ano
Época de Floração:  Outono e Inverno
Cor de floração: branca, cor-de-rosa
Altura: até 0.4 m
Distância de plantação mínima: 0.3 m
Condições de cultivo: sol, solos com boa drenagem mas com alguma humidade, rico em matéria orgânica. Gosta de solos com alguma acidez.
Não gosta de zonas com solos muito secos e expostos ao vento
Utilização: Isolado, maciços arbustivos, bordaduras, floreiras, vasos.
Manutenção: Não precisa de cuidados de manutenção especiais, apenas limpeza de flores, folhas e ramos secos.


Obrigado pela visita
Até breve
Teresa

Imagens via : Pinterest

13 comentários:

  1. Olá Teresa! Que bom começo de semana com as suas imagens e sugestões! Vamos então seguir as suas dicas no que diz respeito às urzes!! Lindas, e requerem pouco cuidado, não é?
    Um boa semana também para si! Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela, são lindas, duram muito e dão pouco trabalho, dê-lhes apenas terra ácida, eu tenho sempre em vasos e nunca me arrependo. bjs

      Eliminar
  2. Que grande inspiração!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Cara Teresa,
    Nunca plantei nenhuma, mas confesso que as suas imagens inspiraram-me para o fazer!
    Boa Semana!
    Um Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu como vou buscar muita terra ao monte, de vez em quando nascem umas urzes nos vasos onde coloco a terra. Já tenho dois vasos com urzes diferentes e vou plantar nuns canteiros que tenho. Não sou fundamentalista, mas acho que abusamos das exóticas - que plantas melhores para ter no jardim, melhor adaptadas ao clima, que aquelas que nascem no monte espontaneamente sem que ninguém cuide delas? E as urzes ainda por cima dão flor quando a maioria das outras plantas não estão nos seus melhores dias!

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa. Não tenho urzes no meu jardim, mas as suas imagens e informações técnicas deram -me vontade de colocar. Já pedi ao meu querido Pai para me ajudar!!
    Beijinhos. Evelyne.

    ResponderEliminar
  6. Ah já as vi por aí e foi amor à primeira vista... andava a ver se não me metia a comprar mais plantas senão a minha casa daqui a pouco parece o jardim botânico :) Mas agora que vi este post fiquei com o bichinho outra vez... a culpa é sua Teresa :) São lindas e vão ficar maravilhosas lá por casa :) Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresa, gostaria de fazer sementeira de urzes, como devo proceder? Recolher as sementes logo após a floração e quando as devo semear?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  8. Bom dia. Muito boas inspirações :) plantei recentemente várias urzes no meu jardim mas uma delas está a ficar amarelada :/ alguma ideia do que se possa passar?

    ResponderEliminar
  9. Quando elas começam a secar é por falta de agua ou por muita agua? oq devo fazer?

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve