quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Hortas para tótos !

Queridos amigos,
Para quem não viu hoje o programa Boa tarde da SIC onde em menos de 10 minutos fizemos uma horta, aqui fica explicado e ilustrado !
 Pois de facto não há nada mais fácil, prático e barato! Veja aqui HORTAS PARA TÓTOS NA SIC (eu a Conceição Lino) a plantar couves e alfaces em 10 minutos, sem esforço, sem sujar e gastando menos de 10 euros...
Plante agora a as suas couves para comer Natal..e já agora plante também alfaces, bróculos, alho francês, todo o tipo de couves para ser autosuficiente nas horticolas básicas.

Nos tempos que correrm todas as ideias que nos levem a poupar são boas e esta é uma delas. Já não tem desculpas para não plantar as suas horticolas e aromáticas, basta ter uma varanda, um terraço ou mesmo na sua marquise ou cozinha ( desde que tenha um mínimo de 5 horas de sol por dia)
Com os sacos de cultivo da Siro ( Siro Horticola) tem o substrato ideal para as suas horticolas, é um substrato completo, biológico ( orgânico) que lhe permite consumir horticolas biológicas e contribuir para a sua alimentação mais saudável.
Os sacos têm 10 orificios perfurados que é só retirar o plástico, e dois orificios com o desenho de uma gota de água onde coloca uma garrafa de plástico cortada e comum furo na tampa, se preferir rega através destes orificios com um regador !
É uma verdadeira "Horta para tótos"...
Veja como fazer passo a passo neste manual da Siro !
É a coisa mais fácil do mundo ! perfurar pelo picotado, colocar a plantula (compram-se 10 horticiolas por 1 euro) colocar uma em cada orificio.
As pré-plantulas de horticolas têm este aspeto e vendem-se em cuvetes.
Escolha as suas e tal como diz a Siro
Mãos à horta !

Alfaces..

De tudo um pouco..
Aromáticas e horticolas
Pode colocar os sacos dentro de floreiras, fazer uma moldura com ripas de madeira e cobrir com casca de pinheiro..assim não vê o saco !
basta imagnação..

Imagens cedidas pela Siro

14 comentários:

  1. Oieeeeeeeeee, querida amiga Teresa!
    Que legal, só 10 minutinhos, vou adorar seguir sua orientação!
    Não vejo a hora de ver o link do programa, sei que vou adorar!
    Como sempre te dou os Parabéns!
    Adoro seu blogue e suas dicas.
    Um abraço do Brasil

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei ver. E estou ansiosa por meter a mão na massa, ou melhor na terra!!! Para quando um workshop no Norte??

    ResponderEliminar
  3. Muito prático e útil para quer quer uma horta express. Por enquanto não vamos usar este método na nossa varanda porque estamos a fazer tudo com muita calma e a dar muita atenção à decoração. Mas se no futuro precisarmos de uma coisa rápida para nos desenrascar já sei o que procurar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meus caros amigos, eu adorei o saco de cultivo da Siro,para quem tem pouco espaço, tempo e dinheiro é excelente, mas claro que com calma e com a decoração certa o resulatdo é muito melhor ! e a vossa melhora de dia para dia ! beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei muito de a ver no programa essa ideia é fantástica mas, eu tenho quinta e já coloquei um espaço próprio para as minhas hortícolas...
    Dessa forma é bem mais fácil:)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte ter espaço e terreno ! aí sim pode ter uma horta a sério ! mas para quem não tem essa sorte, esta é de facto uma boa solução, fácil, barata e eficaz! beijinhos e orbigado pela visita aqui ao blogue, dia 20 lá a espero ! beijinhos

      Eliminar
  5. Este conceito é muito interessante, vai ser um sucesso com certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É divertido, fácil, barato e útil ! não podia ser melhor !
      Obrigado
      bjs

      Eliminar
  6. Adorei a ideia e de facto além de prático, é supercompensador vermos crescer as nossas plantas! pode-me dizer onde arranjo estes sacos da Siro?
    obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estes sacos estão à venda na Leroy e em muitos centros de jardinagem, não sei qual a sua zona, na zona de Lisboa há pelo menos na Viplant Oeiras Garden ( Porto Salvo) no Horto do Campo Grande.
      Boa horta !

      Eliminar
  7. Olá Teresa, eu sou Alexandra pertenço a uma associação que se chama FormApelativa (em Arronches distrito de Portalegre), e ao longo do ano fazemos algumas actividades e uma delas para 2013 é fazer um workshop de agricultura de varanda,ma fazer pretendiamos saber se costuma fazer esse tipo de workshop?Se sim qual a sua disponibilidade.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra, eu posso organizar um workshop desse tema, tenho uma formadora ótima e eu também posso ir. Diga-me para quantas pessoas e se quer um dia inteiro ou meio dia. A melhor altura seria em Fevereiro ou Março. Pode enviar-me um mail para tchambel@planoauxiliar.pt
      Obrigado e um abraço,

      Eliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve